A Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) atinge os mais distantes pontos do território nacional, com destaque na região amazônica, prestando com extrema competência a assistência médico-hospitalar e outras atividades de integração nacional e cidadania aos povos ribeirinhos da região.
Cabe ressaltar que as operações da Aviação Transporte também incluem atividades que vão desde o transporte de cargas, de pessoal e de órgãos, como o lançamento de paraquedistas e cargas, o Reabastecimento em Voo, a Busca e Salvamento (SAR), o Combate à Incêndios, chegando até a Operação Antártica.
Nesses quase 90 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo. As novas tecnologias, como a aeronave multimissão KC-390 Millennium, por exemplo, são responsáveis por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, demandado pelos mais diversos setores do país.
Aviação de Transporte no Brasil
Ao todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-100 Phenom e U-55 Learjet. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Conheça a homenagem que a FAB presta a todos os integrantes da Aviação de Transporte.
Aeronaves no MUSAL
Além do Curtiss Fledgling, aeronave que iniciou o Correio Aéreo Militar em 1931 e do WACO CPF-5, que serviu às aviações Militar e Naval, a partir de 1935, cumprindo as funções de treinamento militar e do Correio Aéreo Militar, o Museu Aeroespacial possui em seu acervo várias das aeronaves utilizadas nas operações de transporte, como o C-130 Hércules, o C-115 Buffalo, o CA-10 Catalina, o C-47, o C-98 Caravan, o C-95 Bandeirante e o C-97 Brasilia.
Para saber mais dessa rica história, visite o site do MUSAL: