O GLOSTER G.41K METEOR é um avião para um tripulante, destinado a missões de combate aéreo e bombardeio. Esse foi o único jato dos Aliados, a entrar em serviço operacional (1943) durante a Segunda Guerra Mundial, e o primeiro caça brasileiro de motor à reação.
Em 1953 o Brasil trocou, com a Inglaterra, 15.000 toneladas de algodão por 60 aviões “F.Mk.8” e 10 “T.Mk.7”, que após a montagem, na Fábrica do Galeão, equiparam a Força Aérea Brasileira até 1974. O exemplar em exposição (montado com componentes estocados em suprimento) é o 61º avião “F.Mk.8”, e foi incorporado ao Museu Aeroespacial em 1974.
Especificações Técnicas
Fabricante: Gloster Aircraft Company Ltd. – Inglaterra
Motor: 2 turbojatos Rolls-Royce Derwent 8 de 3.500 lb de empuxo
Designação Militar: F-8
Comprimento: 13,2 m
Envergadura: 11,3 m
Altura: 3,96 m
Peso Vazio: 4.820 kg
Velocidade Máxima: 956 km/h
Alcance: 1.575 km
Armamento: 4 canhões Hispano-Suiza de 20 mm no nariz e dois pontos para bombas de 454 kg ou 16 foguetes de 127 mm, sob as asas.