A participação do INCAER no projeto “Caminhos do Brasil-Memória”, coordenado e realizado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), continua firme.
Fazem parte do projeto 11 instituições museológicas e culturais que apresentam diferentes perspectivas e temas da história nacional, inclusive o prédio do INCAER, que já acolheu a Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont, inaugurada em 1938. Projetada com arte e proficiência técnica pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima, à época de sua construção o uso de hidroaviões era uma aposta da aviação nacional, o que justificou a sua realização às margens da Baía de Guanabara, próximo à Praça XV.
A Estação de Hidroaviões foi o terceiro tombamento de bens arquitetônicos modernos realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional – IPHAN, a pedido do arquiteto Lucio Costa, e contemplava os usos necessários ao embarque e desembarque de passageiros e bagagens, além de um restaurante no segundo piso com terraço e vista panorâmica para o mar, cujo acesso era feito por escada helicoidal de grande efeito plástico.
O prédio vem sendo restaurado e revitalizado pela equipe do INCAER e já conta com espaço para exposições temporárias e outras atrações. Vale a visita!
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER)
Praça Marechal Âncora, 15-A, Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça à domingo, das 12h às 17h.