02/04/1917 – Visita à Escola de Aviação Naval
O Presidente Wenceslau Brás visitou a Escola de Aviação Naval, na companhia de Alberto Santos-Dumont. O Presidente voou num hidroavião pilotado pelo Tenente Antonio Augusto Schorcht e Santos-Dumont num outro hidroavião pilotado pelo Tenente Virginius De Lamare.
02/04/1943 – Início de produção do “Paulistinha” CAP-4
Saiu das linhas de montagem da Companhia Aeronáutica Paulista, em Utinga, São Paulo, pertencente ao “Grupo Pignatari”, o primeiro avião “Paulistinha” CAP-4. Entre agosto de 1942 e o encerramento das atividades da Companhia Aeronáutica Paulista, em 1949, 777 aviões “Paulistinha” foram construídos.
O MUSAL tem um exemplar em exposição (número de matrícula “PP-TJR”) que voou em aeroclubes até ser desativado em 1970.
03/04/1934 – Criação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
Criado em 3 de abril de 1934, pelo Decreto Estadual nº 6.375, em São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizou estudos sobre madeiras para a aviação e construiu alguns protótipos de aviões e motores. O MUSAL possui um exemplar do modelo IPT-0 “Bichinho II” (matrícula PT-KYL), de um total de quatro protótipos construídos na década de 1940, que voou até 1988, quando foi desativado e entregue ao museu.
03/04/1946 – Primeira Linha Aérea Transatlântica
Decolou do Rio de Janeiro um avião quadrimotor Lockheed “Constelation” da Panair do Brasil, inaugurando a primeira linha aérea transatlântica da Aviação Comercial brasileira para a Europa. Os pontos de escala eram: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres.
04/04/1936 – Primeira viagem do “Hidenburg” à América do Sul
Em 4 de abril de 1936 chegou ao Rio de Janeiro (Base Aérea de Santa Cruz) o dirigível alemão “Hindenburg”, realizando sua primeira viagem à América do Sul.
08/04/1922 – Primeiros breves femininos
Brevetadas as primeiras aviadoras brasileiras: Thereza di Marzo e Anesia Pinheiro Machado.
13-15/04/1952 – Revoada Ministro Salgado Filho
Duzentos e setenta e cinco aviões de turismo brasileiros, sob o patrocínio da “União Brasileira de Aviadores Civis”, realizaram a grande “Revoada Ministro Salgado Filho”, partindo de vários pontos do Brasil e voando até Uruguaiana e daí até ao Aeroporto de San Juan, na cidade de Buenos Aires.
15/04/1913 – Primeiro voo Presidencial
Pela primeira vez um presidente da República do Brasil voou. O Presidente Marechal Hermes da Fonseca realizou um voo sobre a Baía de Guanabara num pequeno hidroavião Curtiss pilotado pelo aviador norte-americano David H. Mc Cullogh.
22/04/1931 – Criado o Departamento de Aeronáutica Civil (DAC)
Foi criado no Ministério de Viação e Obras Públicas, em 22 de abril de 1931, pelo Decreto nº 19.902, o Departamento de Aeronáutica Civil.
22/04/1945 – Dia da Aviação de Caça.
O 1º Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, no auge de sua atividade na Campanha da Itália, cobriu-se de glórias e obteve o máximo de resultados. Para reconhecer os esforços de seus aviadores, o dia 22 de abril foi escolhido para celebrar o Dia da Aviação de Caça.
28/04/1927 – Chegada do Jahú em Fernando de Noronha
João Ribeiro de Barros, junto com o co-piloto João Negrão, o navegador Newton Braga e o mecânico Vasco Cinquini, fizeram a terceira travessia aérea do Atlântico Sul, a primeira da história sem escalas, a bordo do hidroavião Jahú.
Eles decolaram do Arquipélago de Cabo Verde na madrugada de 28 de abril de 1927, voando a uma altitude de 250 metros e a uma velocidade recorde de 190 km/h. O voo durou 12 horas ininterruptas, sem escalas, rumo a Fernando de Noronha.
O Jahu é um hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (versão C), o último de seu modelo no mundo.
Conheça mais sobre essa incrível história!
29/04/1911 – Brevetado o primeiro aviador militar brasileiro
Foi brevetado na pilotagem de aviões, na Escola Militar de Aviação de Étampes na França, o primeiro aviador militar brasileiro, o Primeiro-Tenente de Marinha Jorge Henrique Möller.