Esse mês na História – Novembro

01/11 – Inauguração da Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont

Inauguração da Estação de Hidroaviões

Em 1938 foi inaugurada a nova Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pelo então Presidente Getúlio Dornelles Vargas.

Atualmente este edifício é a sede do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

 

Estação de Hidroaviões

Estação de Hidroaviões

04/11 – Santos Dumont torna-se Patrono da Aeronáutica Brasileira

Pela Lei 7.243 de 4 novembro 1984, o Marechal-do-Ar (honorário) Alberto Santos-Dumont foi consagrado patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas valiosas e pioneiras contribuições à locomoção aérea mundial onde sobressai o seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, que inventara e construíra, o avião 14 – Bis, na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris.

11/11 – Dia do Material Bélico da Aeronáutica

Em 1944 o 1° Grupo de Aviação de Caça realizou sua primeira missão como Unidade Aérea independente, constituindo a primeira Esquadrilha de P-47 composta exclusivamente por pilotos brasileiros, comprometidos em defender os interesses da Pátria na Segunda Guerra Mundial, na campanha da FAB na Itália.  Nessa data comemora-se o Dia do Material Bélico da Aeronáutica.

15/11/1907 – Primeira experiência com o Demoiselle

Foi em 1907 a primeira experiência, realizada em Paris, de Santos Dumont com o seu aeroplano Nº 19 que foi batizado de “Demoiselle”. Ele foi um dos aviões mais populares construídos por Santos Dumont. Entre os anos de 1907 a 1909 foram construídos vários modelos do Demoiselle, os quais foram numerados de maneira diferente – Nº 19, Nº 20 e Nº 21.

15/11 – Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

19/11 – Dia da Bandeira Nacional

A comemoração do Dia da Bandeira Nacional no Brasil ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889, há 131 anos. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, pois normalmente acompanhadas ao canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.