| Por Ronaldo Bastos/2020 |
Aeronave militar projetada por dois engenheiros aeronáuticos, Alexander De Seversky, fundador da Seversky Aircraft Corporation em 1931, e Alexander Kartvely, ambos nascidos na Rússia. Em 1939 foi renomeada Republic Aircraft Corporation.
Seu desenho foi obtido a partir do desenvolvido das seguintes aeronaves (sempre atendendo às requisições da USAAC): P-35, depois o XP-41, P-43, XP-47A e finalmente o P-47B. Fato curioso é que o XP-47A foi projetado para usar motor Allison V-1710 V12 refrigerado a líquido.
Motores usados nas aeronaves construídas e propostos nas planejadas (a letra X antes da designação oficial indica que se trata de um protótipo):
- P-35 – Pratt & Whitney R-1830 de 850 HP;
- XP-41 – Pratt & Whitney R-1830 com supercharger de 1150 HP;
- P-43 Lancer – Pratt & Whitney R-1830 com supercharger de dois estágios de 1200 HP;
- XP-44 – Pratt & Whitney R-2180, estava sendo desenvolvido a partir do R-2000 de 1300 HP, porém o projeto do motor foi cancelado;
- XP-47A – Allison V-1710 de 1150 HP;
- XP-47B – Pratt & Whitney R-2800-21 de 2000 HP;
- P-47B/C/D Thunderbolt – Pratt & Whitney R-2800-21/59/63 de 2000 HP
Uma verdadeira joia da engenharia mecânica, o motor radial R-2800 de 18 cilindros, fabricado para Pratt & Whitney, era refrigerado a ar, tinha a cilindrada de 2.804 pol³ (polegadas cúbicas) ou 46.000 cm³. Cada cilindro tinha 2.555 cm³, com 5.75” de diâmetro por 6.0” de curso ou 14,4 cm de diâmetro por 15,24 cm de curso, e desenvolvia aproximadamente 111 HP. Era como se fossem 18 motores de 4 cilindros do Chevrolet Opala acoplados como se fossem um só motor, com a potência de 18 motores do Nissan Versa 1.6. A potência máxima de 2.000 HP era obtida a 2.700 rpm, na altitude de 25.000 pés (7.620 metros). Era possível obter uma potência extra de 300 HP com a injeção de água, utilizando o sistema ADI (Anti-Detonant Injection), que injetava água diretamente nos cilindros prevenindo a auto detonação do combustível e esfriando partes críticas.
O motor do P-47 era superalimentado por um complexo sistema que “aumentava” a performance da aeronave em altas altitudes. Na verdade, além de aumentar a potência ao nível do mar, o sistema mantinha o motor com 2000 HP, aproximadamente, mesmo estando voando em altas atitudes. Vale saber que os motores aspirados Ciclo Otto (4 tempos) perdem 10% de potência a cada 1000 metros de altitude.
Na prática, funcionava assim: o ar admitido pela tomada de ar era conduzido até o turbo-compressor que acelerava a velocidade das moléculas de ar usada pelo carburador. Porém, esse aumento da velocidade, também aumentava a pressão e a temperatura das moléculas. Essa temperatura mais elevada acabava diminuindo a quantidade de moléculas que seriam admitidas pelo motor para queima e, consequentemente, a potência esperada. Para solucionar esse problema, essas moléculas eram resfriadas pelo intercooler, que captava ar frio do ambiente. O turbo-compressor tem dois elementos principais: a turbina que era acionada pelos gases do escapamento do motor e o impulsor centrífugo, que acelerava o ar para o carburador. Era fabricado pela General Eletric, modelo GE CH-5.
Características técnicas:
- Motor: Pratt & Whitney R-2800-59, radial, 18 cilindros em dupla estrela, potência de 2.000 HP a 25.000 pés (2.300 HP com injeção de água);
- Hélice: Curtiss-Eletric com diâmetro de 3,70 metros;
- Empuxo conjunto moto-propulsor: 5.200 kg;
- Envergadura: 12,42 metros;
- Comprimento: 11,00 metros;
- Altura: 4,31 metros;
- Superfície alar: 27,87 metros quadrados;
- Peso vazio: 4.536 kg;
- Peso máximo de decolagem: 8.799 kg;
- Velocidade máxima 689 km/h a 9.144 metros de altitude;
- Razão de subida: 677,33 m/min;
- Teto de serviço: 12.800 metros;
- Alcance: 763,8 Km;
- Armamento:
- Oito metralhadoras Browning M2 de .50” (12,7 mm), com 350 projéteis por arma. As metralhadoras combinadas proporcionam uma razão de 100 projéteis por segundo;
- Duas bombas de 500 lb (227 kg) em cabides subalares;
- Uma bomba de 500 lb sob a fuselagem;
- Dois tubos triplos M10 de 127 mm sob as asas;
- Provisão para tanques alijáveis de combustível sob as asas e fuselagem.
O objetivo deste trabalho é apresentar um pequeno resumo de uma das minhas paixões da tecnologia mecânica e certamente uma das melhores aeronaves militares fabricados de todos os tempos, utilizada pela FAB durante a campanha da Itália: o Republic P-47D Thunderbolt.
FONTES:
- Kinzey, B. P-47 Thunderbolt, Squadron/Signal Publications, Vol.54, USA. 1988
- White, G. Alliad Aicraft Piston Engines os World War II, SAE Internacional, USA. 1995
- Barros, Mauro L. de P-47 Thunderbolt no Brasil 1945-1947, Adler Editora Ltda, Brasil. 2005
- Site: rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/p-47.html em 11/01/2020
- Site: United States Army Air Forces: scribd.com/fullscreen/125300050?access_key=key-1t1v95nkw272n643lwbm, Public Domain, em 11/01/2020 https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26604946 em 11/01/2020
- Site: asasdeferro.blogspot.com/2016/03/t-27-emb-312-tucano-e-29-emb-314-super.html em 11/01/2020
- Site: gettyimages.com.br/detail/foto-jornal%C3%ADstica/two-ordinance-men-load-50-calibur-cartridge-belts-foto-jornal%C3%ADstica/104358114