Esse mês na História – Dezembro

01/12 – Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

Instituído em 1º de dezembro de 2019, o Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica reconhece o profissional de Tecnologia da Informação (TI), que possui conhecimento para atuar em projetos de informatização de processos, infraestrutura de TI, produção de simulação de voo, entrega de informações confiáveis para o apoio à decisão, segurança da informação e defesa cibernética, dentre outras ações.

02/12 – Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Criado em 02 de dezembro de 1941, em data que se confunde com o próprio nascimento da Força Aérea Brasileira, o Serviço de Saúde da Aeronáutica nasceu com Oficiais Médicos oriundos da sociedade civil, da Marinha e do Exército brasileiros, tendo como primeiro Diretor de Saúde, e hoje Patrono, o Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos.

04/12 – Criada a Base Aérea dos Afonsos

Conhecido como o Berço da Aviação Brasileira, a história do Campo dos Afonsos se confunde com a história da aviação civil e militar no Brasil. E foi em 1957, através do Decreto nº 42.737, assinado pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, criada a Base Aérea dos Afonsos – BAAF.  Hoje, além da base aérea, o Campo dos Afonsos abriga também outros órgãos da FAB, como a Universidade de Força Aérea (UNIFA) e o Museu Aeroespacial (MUSAL).

Assista aos vídeos e conheça a História dos 100 Anos do Campo dos Afonsos:

07/12 – Dia Internacional da Aviação Civil

Celebrado pela primeira vez em 7 de dezembro de 1994, para marcar o 50º aniversário da assinatura da Convenção Internacional de Aviação Civil (Convenção de Chicago), em Chicago, nos Estados Unidos. Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente a data de 7 de dezembro como o Dia Internacional da Aviação Civil.

A Convenção de Chicago, que tem entre seus signatários o Brasil, é um documento que estabelece práticas e recomendações com o objetivo de desenvolver a Aviação Civil mundial dentro de princípios econômicos, de igualdade de oportunidades e de padrões de segurança de voo.

11/12 – Dia da Infantaria da Aeronáutica

O dia 11 de dezembro relembra a ativação das primeiras Companhias de Infantaria do Ministério da Aeronáutica, destinadas principalmente à proteção e guarda das instalações militares da Força, realizada no ano de 1941 (www.fab.mil.br/infantaria). 

O curso de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo, dura quatro anos e é bem completo. As atividades específicas começam no segundo ano, quando começam as matérias técnico-especializadas que fazem parte de iniciação na área, entre elas, Táticas de Combate Terrestre, Navegação Terrestre e Equipamentos Bélicos.

Assista ao vídeo comemorativo:

16/12 – Dia do Reservista

Escolhida pelo então Presidente Getúlio Vargas, em 1939, a data celebra o nascimento do poeta Olavo Bilac (16/12/1865, Rio de Janeiro, RJ), com o objetivo de reavivar o espírito cívico-militar dos contingentes licenciados das Forças Armadas.  Nos anos de 1915 e 1916, Olavo Bilac foi o grande propugnador do Serviço Militar ao empreender campanha nacional para divulgar os valores morais e cívicos para a juventude brasileira, valendo-se de seus poemas, discursos e da letra do Hino à Bandeira.

18/12 – Criação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa)

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa) foi criado em 18 de dezembro de 1943 para atuar durante a Segunda Guerra Mundial, e teve como primeiro comandante o então Major-Aviador Nero Moura, que havia trabalhado na aviação do exército e servia no Gabinete do Ministério da Aeronáutica.

Foi o Major Nero Moura quem escolheu os homens que iriam desempenhar as funções mais importantes da Unidade Aérea. E, para isso, instituiu o voluntariado, em todos os níveis hierárquicos, como primeiro critério de seleção para todos os integrantes do Grupo. Essa característica foi essencial para que o pessoal mantivesse o moral elevado durante todo o combate na Itália. As vagas foram rapidamente preenchidas.

18/12 – Dia do Museólogo

Profissão regulamentada em 1984, o Dia Nacional do Museólogo foi instituído em 2004, por meio de decreto presidencial, como reconhecimento pelo papel fundamental do museólogo para o fortalecimento da cultura brasileira.

26/12 – Inaugurado em Santa Cruz, RJ, o Aeroporto Bartolomeu de Gusmão

Inaugurado em 1936, foi o primeiro aeródromo dedicado à operação de dirigíveis na América do Sul. Na mesma ocasião, foi inaugurado o hangar para abrigar dois dirigíveis, na presença do presidente do Brasil, Getúlio Vargas.  O hangar tem 270m de comprimento, 50m de largura, 53,58m de altura e pé direito de 35m.  Em 16 de janeiro de 1943 o Aeroporto passou a denominar-se Base Aérea de Santa Cruz.