Esse mês na História – Fevereiro

03/02 – Dia da Aviação de Asas Rotativas – No dia 3 de fevereiro de 1964, em uma Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na região de Katanga, no Sul do Congo, a tripulação de um Sikorsky H-19 da Força Aérea Brasileira pousou, sob disparos de grupos rebeldes locais, para realizar o resgate de outro helicóptero que transportava missionários e freiras, e havia pousado em emergência em meio à vegetação subsaariana. O embarque do pessoal deu-se em meio à poeira e ao ruído dos rotores; da porta do helicóptero, com armas em punho, os sargentos mantinham o inimigo à distância, respondendo ao fogo com bravura. Ninguém foi deixado para trás. Essa abnegação, coragem e a valorização do trabalho em equipe marcam até hoje os ideais dos militares das Asas Rotativas.

20/02 – Criado o Correio Aéreo Nacional (CAN) – O serviço postal militar entrou em operação no dia 12 de junho de 1931, com o nome de Correio Aéreo Militar, quando os tenentes do Exército, Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, a bordo do monomotor biplano Curtiss Fledgling matrícula K263, transportaram uma mala postal com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo, e de lá retornando, com correspondência, no dia 15 de junho.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941, pela fusão da antiga arma da Aviação Militar do Exército com a da Aviação Naval da Marinha, em 20 de fevereiro de 1941, o Correio Aéreo foi transferido para este órgão e recebeu a denominação com que ficou conhecido: Correio Aéreo Nacional.

21/02 – Dia da 1ª Inspeção em Voo realizada no Brasil – A data de 21 de fevereiro marca, desde 1959, a primeira inspeção em voo realizada no Brasil, com tripulação e aeronave nacionais.  Até hoje essa imprescindível missão é realizada pela FAB. Atualmente, o Grupo de Inspeção em Voo (GEIV) é responsável por aferir e inspecionar os equipamentos de auxílio à navegação aérea do País, assegurando sua operacionalidade.

Saiba mais

Assista ao vídeo alusivo à data.

24/02 – Dia do piloto de helicóptero – No dia 24 de fevereiro de 1972, um grupo de 12 pilotos de helicóptero realizou umas das missões mais difíceis da história.

Enquanto um incêndio consumia o Edifício Andraus, na região central da cidade de São Paulo, esses verdadeiros heróis, enfrentando as mais adversas condições, fizeram o resgate de cerca de 350 pessoas, evitando uma tragédia ainda maior.

Esse marco na história da aviação nacional, com o feito heroico desses profissionais, contribuiu para colocar em evidência a importância dos helicópteros, cujo trabalho, além de movimentar a economia do país, ajuda a salvar vidas, dando origem ao Dia do Piloto de Helicóptero.