Esse mês na História – Fevereiro

03/02 – Dia da Aviação de Asas Rotativas
No dia 3 de fevereiro de 1964, em uma Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na região de Katanga, no Sul do Congo, a tripulação de um Sikorsky H-19 da Força Aérea Brasileira pousou, sob disparos de grupos rebeldes locais, para realizar o resgate de outro helicóptero que transportava missionários e freiras, e havia pousado em emergência em meio à vegetação subsaariana. O embarque do pessoal deu-se em meio à poeira e ao ruído dos rotores; da porta do helicóptero, com armas em punho, os sargentos mantinham o inimigo à distância, respondendo ao fogo com bravura. Ninguém foi deixado para trás. Essa abnegação, coragem e a valorização do trabalho em equipe marcam até hoje os ideais dos militares das Asas Rotativas.

20/02 – Criado o Correio Aéreo Nacional (CAN)
O serviço postal militar entrou em operação no dia 12 de junho de 1931, com o nome de Correio Aéreo Militar, quando os tenentes do Exército, Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, a bordo do monomotor biplano Curtiss Fledgling matrícula K263, transportaram uma mala postal com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo, e de lá retornando, com correspondência, no dia 15 de junho.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941, pela fusão da antiga arma da Aviação Militar do Exército com a da Aviação Naval da Marinha, em 20 de fevereiro de 1941, o Correio Aéreo foi transferido para este órgão e recebeu a denominação com que ficou conhecido: Correio Aéreo Nacional.

21/02 – Dia da 1ª Inspeção em Voo realizada no Brasil
A data de 21 de fevereiro marca, desde 1959, a primeira inspeção em voo realizada no Brasil, com tripulação e aeronave nacionais. Até hoje essa imprescindível missão é realizada pela FAB. Atualmente, o Grupo de Inspeção em Voo (GEIV) é responsável por aferir e inspecionar os equipamentos de auxílio à navegação aérea do País, assegurando sua operacionalidade

24/02 – Dia do piloto de helicóptero
No dia 24 de fevereiro de 1972, um grupo de 12 pilotos de helicóptero realizou umas das missões mais difíceis da história.

Enquanto um incêndio consumia o Edifício Andraus, na região central da cidade de São Paulo, esses verdadeiros heróis, enfrentando as mais adversas condições, fizeram o resgate de cerca de 350 pessoas, evitando uma tragédia ainda maior. Esse marco na história da aviação nacional, com o feito heroico desses profissionais, contribuiu para colocar em evidência a importância dos helicópteros, cujo trabalho, além de movimentar a economia do país, ajuda a salvar vidas, dando origem ao Dia do Piloto de Helicóptero.