Esse mês na História – Maio

08/05/1945 – Dia da Vitória na II Guerra Mundial

Em 8 de maio de 1945, as nações aliadas celebraram a rendição da Alemanha nazista com o Dia da Vitória na Europa.  Veja aqui a mensagem do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo da Silva, a respeito desse acontecimento.

14/05/1952 – Aniversário da Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea” (EDA), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Mais informações

18/05/1977 – Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio, e foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja aeronáutico, de arte moderna, clássica, contemporânea, etc.  O tema do Dia Internacional dos Museus 2020 é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”.

18/05/1922 – Recorde feminino em altura de Anésia Pinheiro Machado

Pilotando um Caudron, e conduzindo como passageira a amiga Jeanne Caille, Anésia Pinheiro Machado, em 18 de maio de 1922, conseguiu atingir a altitude de 4.124 metros, estabelecendo um recorde feminino de voo em altura.

21/05/1949 – Aniversário da EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.

Mais informações

22/05/1941 – Criação de Força Aérea Brasileira (FAB)

As “Forças Aéreas Nacionais”, criadas em 20 de janeiro de 1941, ao mesmo tempo que o Ministério da Aeronáutica, receberam a nova designação de “Força Aérea Brasileira” em 22 de maio de 1941.

22/05/1942 – Dia da Aviação de Patrulha

A história da Aviação de Patrulha começou em 1942. Na época, o País se viu aviltado pelos sucessivos afundamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães. Com apenas um ano e meio de existência, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma atividade para superar as dificuldades que envolviam a falta de aeronaves apropriadas para a guerra antissubmarina e de pessoal devidamente treinado. À época, alguns Grupos de Aviação foram distribuídos pelo território nacional.

Mais informações

22/05/1953 – Primeiro voo do avião Gloster no Brasil

Realizado o primeiro voo do avião Gloster no Brasil, em 22 de maio de 1953, no TF-7 FAB 4300, tendo como pilotos o Brig. Nero Moura (então Ministro da Aeronáutica) e um piloto de provas da companhia Gloster.

 

25/05/1930 – O “Graf Zeppelin” no Rio pela primeira vez

Pela primeira vez, em 25 de maio de 1930, apareceu nos céus do Rio de Janeiro, o dirigível alemão LZ – 127 “Graf Zeppelin”, procedente da Alemanha, com escalas em Sevilha (Espanha) e Recife (Campo de Jequiá).