Aeronave do mês – NEIVA N621A (YT-25A) Universal II

O Museu Aeroespacial possui um exemplar em exposição (matrícula FAB 1830), que fez o primeiro voo em 7 de abril de 1971, sendo o primeiro “Universal” produzido em série. Transformado pela Companhia Neiva no protótipo do “Universal II”, em 1975, teve suas características originais alteradas (peso e comprimento) ao receber um motor Lycoming IO-720-A1A, de 400 h.p. e 8 cilindros opostos, e uma hélice Hartzell de três pás.

Entretanto, este avião sofreu um acidente e foi recuperado pelo Centro Técnico Aeroespacial, onde retornou às características originais (com exceção da hélice) ao receber um motor Lycoming IO-540-G1A5 de 290 h.p. e 6 cilindros opostos. Foi desativado em setembro de 1975 e entregue ao MUSAL.

O NEIVA N621A é um avião com capacidade para dois tripulantes e um passageiro, destinado ao treinamento básico de pilotos.

O exemplar em exposição (matrícula FAB 1830) fez o primeiro voo em 7 de abril de 1971, sendo o primeiro “Universal” produzido em série. Transformado pela Companhia Neiva no protótipo do “Universal II”, em 1975, teve suas características originais alteradas (peso e comprimento) ao receber um motor Lycoming IO-720-A1A, de 400 h.p. e 8 cilindros opostos, e uma hélice Hartzell de três pás.

Especificações Técnicas 

Fabricante:                 Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, Ltda – Brasil
Motor:             Lycoming IO-540-G1A5 de 290 h.p., 6 cilindros horizontais opostos
Designação Militar:   YT-25A
Comprimento:            8,70 m
Envergadura:              11 m
Altura:                         3 m
Peso Vazio:                 1.150 kg
Velocidade Máxima:  275 km/h
Alcance:                      515 km