Esse mês na História – Agosto

03/08/1709 – Primeira experiência pública por Bartolomeu de Gusmão

Em Lisboa, foi realizada na Sala das Audiências, na presença de D. João V e membros de sua Corte, tendo o balão se queimado ainda no solo. Em 05 de agosto, foi realizada a segunda experiência pública por Bartolomeu de Gusmão, na Sala das Embaixadas, na presença de D. João V e sua Corte, quando o balão se elevou a 20 palmos e, ao chegar ao teto, foi destruído por dois criados da casa real, receosos de um incêndio.

Em 08 de agosto foi realizada a terceira experiência pública por Bartolomeu de Gusmão, no Pátio da Casa das Índias (hoje Castelo de São Jorge), na presença de D. João V e sua Corte, tendo o balão subido suavemente e caído no terreiro do Paço.

04/08/1937 – Primeira viagem do Correio Aéreo Militar (CAM) entre Belém e Oiapoque

O ano de 1931 ficou assinalado pelo primeiro voo do Correio Aéreo Militar (CAM), que iria trazer repercussões profundas na evolução da Aviação Militar e no desenvolvimento do Brasil. Em 04 de Agosto de 1937 foi realizada a primeira viagem do Correio Aéreo Militar, entre Belém a Oiapoque, em avião do tipo Waco CSO, tripulado pelo Cap Ruy Presser Bello e Ten Joléo da Veiga Cabral. O Museu Aeroespacial conta com três exemplares dos lendários WACO em exposição.

 

06/08/2021 – Dia Nacional do Educador

Os museus exercem papel fundamental nos processos pedagógicos, pois possibilitam, em especial às crianças, a pesquisa a partir da história, da conservação e preservação de acervos, documentos e obras. Tais instituições são espaços de aprendizagem, onde variadas formas de expressão e informação estão à disposição dos seus visitantes.

O MUSAL possui uma Seção de Recursos Educativos com um espaço lúdico dedicado ao desenvolvimento dos processos pedagógicos, buscando despertar o interesse e a vontade na busca do conhecimento, por meio de brincadeiras e outros recursos interativos, os quais podem ser utilizados para o encontro da criança com a cultura, história e ciência.

11/08/1995 – Primeiro voo do ERJ 145

Esse ano a Embraer comemora 25 anos do primeiro voo do seu ERJ-145.

A família Embraer ERJ é uma série de aeronaves bimotoras a jato, narrow-body, de curto alcance, para 37-50 passageiros.  É constituída pelos modelos ERJ-135, ERJ-140 e ERJ-145, que têm similaridades no sistema, diferindo apenas no comprimento da fuselagem e capacidade de passageiros.

A denominação ERJ é uma abreviação de Embraer Regional Jets.

Após a consolidação dos modelos comerciais, a Embraer colocou no mercado as versões de uso militar de vigilância – EMB-145 RS/AGS (R-99) de sensoriamento remoto no solo; EMB-145 MP/ASW (P-99) de vigilância aérea marítima; e EMB-145 AEW&C de vigilância do espaço aéreo – e no mercado executivo, ao lançar a família de jatos Legacy.

O MUSAL dispõe de um exemplar da versão ERJ-140, que foi doado pela Embraer e incorporado ao acervo do museu em 19 de novembro de 2010.

12/08/2021 – Academia da Força Aérea (AFA) lança Vídeoclipe para homenagear os 50 anos do T-25 na FAB

A Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB). O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, em Pirassununga (SP).

Assista ao vídeo

17/08 – Dia Nacional do Patrimônio Histórico

O dia 17 de agosto de 1998 foi marcado como o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no país. A data ganhou o significado após mais de 60 anos de criação do mais importante órgão de preservação do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Instituto, responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, possui tutela de milhares de edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos brasileiros e ainda conta com um acervo monumental com mais de 1 milhão de objetos catalogados.

A data foi escolhida para homenagear o centenário do historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido no dia 17 de agosto de 1898. Rodrigo foi o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, que presidiu até 1967.

Parabéns ao Museu Aeroespacial e à todas as instituições e seus profissionais que contribuem para a preservação da história e da cultura!

19/08/1969 – Criação da EMBRAER

A Embraer nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações.

Em junho de 1965 foi então aprovado o projeto governamental IPD-6504, para a produção de uma aeronave que atendesse as necessidades do transporte aéreo comercial brasileiro, principalmente em pequenas cidades, visando a produção de um avião que se adaptasse à infraestrutura aeroportuária do país na época. O projeto e montagem foram realizados nas instalações do CTA e o primeiro protótipo, denominado Bandeirante, teve seu voo inaugural em 22 de outubro de 1968.

No ano seguinte, o então Presidente da República, Arthur da Costa e Silva, assinou o decreto nº 770, que criou a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER), destinada à fabricação seriada da aeronave Bandeirante.

Seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante.

Conheça um pouco dessa história

O MUSAL possui uma série de aeronaves da Embraer em seu acervo que fizeram parte dessa história:

– Embraer YC-95 Bandeirante (IPD/PAR-6504) Protótipo no. 1.
– Embraer C-95 Bandeirante
– Embraer A-29A Super Tucano
– Embraer AT-26 Xavante
– Embraer ERJ-140
– Embraer P-95A Bandeirante Patrulha
– Embraer/Piper U-7 Sêneca II
– Embraer U-19 Ipanema
– Embraer VU-9 Xingu
– Embraer/Aeritalia/Aermacchi YA-1 (AMX)
– Embraer/FAMA CBA-123 Vector

 23/08/1945 – Dia da Intendência da Aeronáutica

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma Comissão de Orçamento e implantado, ao mesmo tempo, o Serviço de Fazenda da Aeronáutica, com militares oriundos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, para ser o órgão responsável por gerir os Serviços de Contabilidade e Fazenda, Orçamento, Distribuição de Verbas e Créditos, além das Tomadas de Contas e Pagamentos em geral; sendo, esta, a origem do Quadro de Oficiais Intendentes da Força Aérea Brasileira.

Anos mais tarde, em 23 de agosto de 1945, foi criado o Serviço de Intendência da Aeronáutica e, em sua alusão, instituído o dia 23 de agosto como Dia da Intendência.

Ao longo das últimas décadas o Serviço de Intendência progrediu, acompanhando a evolução da Força Aérea e do mundo, estando hoje apta a enfrentar os enormes desafios que virão nos próximos anos.

Além de atuar numa área multidisciplinar, que abrange atividades afetas ao Direito, à Administração, à Contabilidade, às Finanças e à Gestão de Projetos de várias atividades, a Intendência também está presente em situações de Ajuda Humanitária, Calamidade Pública e até mesmo em áreas de conflito.

23/08 – Aniversário da Aviação Naval

No dia 23 de agosto, comemora-se o Aniversário da Aviação Naval, cuja história iniciou-se em 1916, com a criação da Escola de Aviação Naval (EAvN), na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente a Aviação Naval envolve a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (NAM Atlântico), os Esquadrões de Helicópteros sediados em Manaus, AM, Ladário, MS, Rio Grande, RS, e Belém, PA; além do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), que se encontra sediado em São Pedro da Aldeia, RJ.

23/08/1954 – Primeiro voo do C-130 Hercules

Concebido durante a Guerra Fria a fim de permitir o transporte tático de tropas e equipamentos a médias distancias globais, com o passar dos tempos tornou-se um ícone em todos os teatros de operações do globo terrestre.

A Força Aérea Brasileira tem a honra de contar com seus serviços desde 1964, ainda em operação no Esquadrão Gordo, cumprindo missões de busca e salvamento em cada um dos 22 milhões de quilômetros quadrados sob a responsabilidade da FAB, reabastecimento e combate a incêndio em voo, lançamento de tropas e seus materiais onde quer que seja necessário, até mesmo em apoio ao Programa Antártico Brasileiro no continente gelado.

A FAB recebeu um total de 29 exemplares das versões C-130E (8), SC-130E (3), C-130H (16) e KC-130H (2) que passaram por dois programas de atualização. É previsto que os Hercules da FAB serão substituídos pelo Embraer KC-390, maior e mais veloz. O exemplar do MUSAL é o FAB-2453, um C-130E modernizado para o padrão C-130H. Foi incorporado em 2014.

28/08/2002 – Aniversário da AMAERO

No dia 28 de agosto de 2002, em cerimônia no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER, foi criada a Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial – AMAERO, associação civil, sem fins lucrativos, composta por pessoas físicas e/ou jurídicas.

Nossa Missão é prestar apoio ao Museu Aeroespacial – MUSAL, promovendo o aprimoramento e o desenvolvimento de suas atividades e ainda, difundir a ação do Museu Aeroespacial junto ao público.

Contando os dias para a reabertura do MUSAL e a retomada das atividades!

Feliz Aniversário AMAERO!!

08/1977 – Primeiro voo do EMB-111 Bandeirulha

O EMBRAER 111 Bandeirulha é um avião para 5 tripulantes, destinado a operações anti-submarino e missões de reconhecimento marítimo. O primeiro EMB 111 produzido em série fez seu voo inaugural em agosto de 1977. Em 11 de abril de 1978 foi realizada a primeira entrega de três unidades (de um total de 12 aeronaves da primeira encomenda) para o 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, localizado em Salvador, Bahia. No total, foram fabricadas 29 aeronaves, 12 P-95A e 10 P-95B para a Força Aérea Brasileira, 6 P-95A para a Marinha do Chile e um P-95A para o Gabão. Durante a Guerra das Malvinas (Falklands) a Armada Argentina utilizou dois P-95A da Força Aérea Brasileira, mediante contrato de aluguel.

A Força Aérea Brasileira utilizou o “Bandeirulha” (apelido recebido na Força Aérea) nos seguintes Grupos de Aviação: 1º/7º GAV – Esquadrão Orugan – Salvador (BA) e 4º/7º GAV – Esquadrão Cardeal – Santa Cruz (RJ), e ainda o opera no 2º/7º GAV – Esquadrão Phoenix – Florianópolis (SC) e no 3º/7º GAV – Esquadrão Netuno – Belém (PA), desde 1977.

O MUSAL possui um exemplar em exposição (matrícula FAB 7050) que pertenceu ao 4º/7º GAV, onde voou até ser desativado, em 2011.  Chegou ao museu em 2013, onde foi restaurado e incorporado no mesmo ano.