Esse mês na História – Maio

08/05/1945 – Dia da Vitória na II Guerra Mundial

Em 8 de maio de 1945, as nações aliadas celebraram a rendição da Alemanha nazista com o Dia da Vitória na Europa. 

14/05/1952 – Aniversário da Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea” (EDA), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Mais informações:
https://www2.fab.mil.br/eda/index.php/historico

15/05/1984 – Primeiro voo do protótipo do AMX (FAB A-1)

Desenvolvido pela Embraer em parceria com as empresas italianas Aeritália (hoje Alenia Aeronautica) e Macchi (hoje Aermacchi), a apresentação oficial do AMX ocorreu na Itália em 15 de maio de 1984 e o primeiro protótipo do AMX construído no Brasil – o quarto do programa – realizou seu voo inaugural em 16 de outubro de 1985, em São José dos Campos.

O AMX é um caça-bombardeiro de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo.   A Força Aérea Brasileira opera o AMX (na FAB designado A-1), em uma gama variada de missões, desde 1989.

O Museu Aeroespacial possui um exemplar em exposição (matrícula FAB 4201) pertence a um grupo de sete protótipos, que começaram a voar a partir de 1984.

18/05/1977 – Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio, e foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja aeronáutico, de arte moderna, clássica, contemporânea, etc. 

Em maio, entre os dias 17 e 23, aconteceu a 19ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) – um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus, cujos objetivos são: Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; Aumentar o público visitante; e Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Neste ano, o tema escolhido foi O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.

Todos os anos o Museu Aeroespacial (MUSAL) participa da Semana Nacional de Museus e da Primavera de Museu (que normalmente ocorre na última semana de setembro) desenvolvendo atividades das mais diversas, como palestras, exibição de filmes, oficinas, exposições e eventos aeronáuticos. Esse ano, entretanto, por ainda estar com as visitações temporariamente suspensas por conta da pandemia, essas atividades foram adiadas.

Mas o MUSAL continua realizando uma série de melhorias em suas instalações expositivas e no seu acervo histórico.

18/05/1922 – Recorde feminino em altitude de Anésia Pinheiro Machado

Pilotando um Caudron G.3, e conduzindo como passageira a amiga Jeanne Caille, Anésia Pinheiro Machado, em 18 de maio de 1922, conseguiu atingir a altitude de 4.124 metros, estabelecendo um recorde feminino de voo em altitude.

O Museu Aeroespacial possui um exemplar do Caudron G.3 em exposição que foi fabricado em 1916.

21/05/1949 – Aniversário da EPCAr (72 anos)

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.

A sua história teve início em 1949, com a criação do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, a partir do curso prévio da Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro, considerado o Berço da Aviação Militar Brasileira. Foi lá que germinou a ideia de se criar um curso que preparasse convenientemente os futuros cadetes da nova Força Aérea.

Veja a cerimônia de celebração dos 72 anos da EPCar

22/05/1941 – Criação de Força Aérea Brasileira (FAB)

As “Forças Aéreas Nacionais”, criadas em 20 de janeiro de 1941, ao mesmo tempo que o Ministério da Aeronáutica, receberam a nova designação de “Força Aérea Brasileira” em 22 de maio de 1941.

22/05/1942 – Dia da Aviação de Patrulha

A história da Aviação de Patrulha começou em 1942. Na época, o País se viu aviltado pelos sucessivos afundamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães. Com apenas um ano e meio de existência, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma atividade para superar as dificuldades que envolviam a falta de aeronaves apropriadas para a guerra antissubmarina e de pessoal devidamente treinado. À época, alguns Grupos de Aviação foram distribuídos pelo território nacional.

A Aviação de Patrulha teve um papel durante a Segunda Guerra Mundial, tendo afundado 11 submarinos durante a execução de suas várias missões.

Hoje a FAB opera as aeronaves P-3AM Orion e P-95BM Bandeirulha através dos Esquadrões Orungan (1°/7°GAV), sediado em Santa Cruz (RJ); Phoenix (2º/7°GAV), em Canoas (RS); e Netuno (3º/7°GAV), em Belém (PA).

O Museu Aeroespacial possui um exemplar em exposição (matrícula FAB 7050) que pertenceu ao 4º/7º GAV, onde voou até ser desativado, em 2011. Chegou ao MUSAL em 2013, onde foi restaurado e incorporado no mesmo ano.

Saiba mais sobre essa história e assista ao vídeo criado pela FAB

22/05/1953 – Primeiro voo do avião Gloster Meteor no Brasil

Em 1953 o Brasil trocou com a Inglaterra 15.000 toneladas de algodão por 70 aviões Gloster Meteor – 10 unidades do modelo “T.Mk.7” e 60 unidades do modelo “F.Mk.8” – que, após a montagem, na Fábrica do Galeão, equiparam a Força Aérea Brasileira até 1974.

Em 22 de maior de 1953 foi realizado o primeiro voo do avião Gloster G.43 (TF-7) Meteor T.Mk.7 no Brasil, tendo como pilotos o Brig. Nero Moura (então Ministro da Aeronáutica) e um piloto de provas da companhia Gloster Aircraft.

O Gloster G.43 (TF-7) Meteor T.Mk.7 é um avião para dois tripulantes, destinado ao treinamento de pilotos para o Meteor F.Mk.8.  Já o Gloster G.41K (F-8) Meteor F.Mk.8 é um avião para um tripulante, destinado a missões de combate aéreo e bombardeio.

O MUSAL possui um exemplar de cada modelo em exposição.

25/05/1930 – O “Graf Zeppelin” no Rio pela primeira vez

Pela primeira vez, em 25 de maio de 1930, apareceu nos céus do Rio de Janeiro, o dirigível alemão LZ – 127 “Graf Zeppelin”, procedente da Alemanha, com escalas em Sevilha, na Espanha, e em Recife, no Campo de Jiquiá, em 22 de maio.

Era o primeiro de uma longa série de voos entre Frankfurt, na Alemanha, e o Rio de Janeiro, com parada somente em Recife, para reabastecimento e embarque e desembarque de passageiros e cargas.

Fabricado pela empresa Luftschiffbau-Zeppelin, na Alemanha, o dirigível Graf Zeppelin tinha 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 24 passageiros e cerca de 45 tripulantes, sendo o maior dirigível da história até a data de sua construção, em 1928.